GLOBALIZAÇÃO 

Na sociedade contemporânea muito se tem falado em GLOBALIZAÇÃO, mas você sabe o que esse conceito significa?





De forma bem sucinta, a globalização é um fenômeno de interligação nos diversos âmbitos das sociedades existentes pelo mundo, ou seja, trata-se de uma integração econômica, cultural, política e social  que visa "encurtar as distâncias".
Como características desse processo, temos muitas mudanças nos setores da sociedade, tais como a união de mercado mundial, fortalecimento das relações internacionais, aumento da produção e do consumo de bens e serviços, avanço tecnológico e dos meios de comunicação, instantaneidade e velocidade das informações, surgimento de multinacionais e transnacionais, aumento da competitividade tanto pessoal quanto de empresas, valorização da mão- de- obra qualificada, aumento do número de máquinas, crescimento dos trabalhadores autônomos, privatização de empresas estatais, surgimento de blocos econômicos e a integração social, como já supracitado.
Algumas consequências negativas são: xenofobia, oligopólios, exclusão digital, fortalecimento do crime organizado, obsolescência programada  e aumento nas desigualdades sociais. Esses fatores impactam fortemente no modo de vida dos indivíduos.
Em suma, a GLOBALIZAÇÃO é um processo, que veio para modificar a sociedade, trazendo novos conceitos, novas problemáticas e muitos avanços, cabe aos agentes desse fenômeno equiparar os benefícios e os malefícios de forma a priorizar o bem coletivo, atitude essa esquecida quando se trata de um alto capital em jogo.
DICA: para compreender esse processo por meio de outra ótica, leia o livro " GLOBALIZAÇÃO E CONSEQUÊNCIAS SOCIAIS" escrito por Zygmunt Bauman.
Por: Sabrina

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog